Ácido Delta Amino Levulínico
Instruções para paciente
MaterialURINA 24 HORAS PROTEGIDA DA LUZ
Interpretação
O Ácido Delta-Aminolevulínico é um indicador biológico que reflete a interferência do chumbo na síntese do heme. A toxicidade do chumbo se manifesta principalmente em quatro sistemas, gastrointestinal, renal, nervoso e hematopoiético, sendo este último de grande importância no monitoramento biológico à exposição a este metal. O principal efeito do chumbo neste
sistema é a redução dos níveis do grupo prostético heme, causado pela inibição de algumas enzimas utilizadas na síntese da hemoglobina, devido a ligação do metal à enzima ácido delta-aminolevulínico desidrata-se (ALA-D), causando o acúmulo do ácido delta-aminolevulínico (ALA) no sangue e na urina. Deste modo, a determinação do ácido delta aminolevulínico urinário (ALA-U) pode ser empregado para o monitoramento da exposição ocupacional ao chumbo inorgânico, paralelamente aos níveis do metal no sangue.
lInstruções de coleta
Coletar urina de 24 horas em frasco limpo
Instruções de rejeição
Amostra sem identificação, inadequada, insuficiente, com indícios de contaminação evidente, recipiente aberto ou danificado serão rejeitadas. (ADA24)