Instruções do Exame

17 Cetosteróides 17 KS

Instruções para paciente

São derivados dos andrógenos, sendo os catabólitos urinários do DHEA, SDHEA, androstenediona, androstenediol, androsterona, mas não da testosterona. No homem, cerca de 75% dos 17-KS provém da adrenal, tendo o restante origem testicular. Nas mulheres, se originam principalmente na adrenal. Pode ser realizado após supressão com dexametasona, a critério médico. A importância clínica desse teste foi superada pelas demais determinações da função adrenal. Valores elevados são encontrados na hiperplasia adrenal congênita, síndrome dos ovários policísticos, tumores de testículo, tumores da supra-renal, doença de Cushing, tumores hipofisários, administração de ACTH e no uso de corticóides.


INTERFERENTES
- O uso de amostra de urina turva dificulta a hidrólise da mesma podendo ocasionar um resultado falsamente elevado. Valores acima de 45mg/L de 17KS tornam a solução de leitura turva e não é possível proceder a leitura da mesma espectrofotometricamente.
- Obs.: Utilizar como referência a dosagem de Deidroepiandrosterona por radioimunoensaio quando houver necessidade de confirmação dos resultados.