Instruções do Exame

Cromo Urinário

Instruções para paciente

PALAVRAS CHAVES
Cr
Cromo hexavalente
ÁREA
TOXICOLOGIA INDUSTRIAL
CONDIÇÕES
- Urina recente. (Urina de início ou final da jornada de trabalho).
VOLUME RECOMENDÁVEL
- 4,0 mL.

INSTRUÇÕES
- Lavar as mãos antes de colher.
- Colher urina após retenção urinária de 4 horas. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio.
- Entregar a urina no laboratório até 2 horas após a coleta.
- Não colher em local de trabalho.
- Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta.
- Informar se faz uso de algum medicamento.
- Informar se está exposto ocupacionalmente.

COLETA
- Não utilizar recipiente de vidro.
- Coletar o material em frasco desmineralizado.
- Processo de desmineralização: Deixar o frasco (preferencialmente virgem) imerso em solução de Acido Nitrico 5 a 10% 48 horas. Enxague no mínimo 3 vezes em H2O (a melhor qualidade possivel, preferencialmente agua tipo especial). Secar em estufa a mais ou menos 60º C (o recipiente de secagem deverá ser coberto com papel filtro, preso com elastico). Manter protegido contra poeira.

CONSERVAÇÃO
- Até 5 dias entre 2 e 8º C.

COMENTÁRIOS
O Cromo é irritante e corrosivo para pele e mucosas, devido a sua capacidade de desnaturar proteinas e acidos nucleicos. Nas exposicões ocupacionais ocorrem dermatites de contato, eczemas, ulceracões, rinite, asma brônquica e principalmente o câncer do trato respiratório, uma vez que sua principal via de absorção é a pulmonar. Os compostos de cromo atingem o trato respiratório nas formas de vapores, névoas, fumos e poeiras, nos seus diversos estados. O cromo é transportado pelo sangue para vários órgãos e tecidos, concentrando- se, especialmente, no fígado, rim, baço e pulmão. Na maioria dos alimentos encontram-se em baixas concentrações.