Nipt Ampliado
Instruções para paciente
- Não é necessário jejum para realização do exame.- Esse exame pode ser coletado de segunda, terça, quinta, sexta, sábado e domingo. Não pode ser coletado às quartas.
- Para esse exame é OBRIGATÓRIO o preenchimento e envio do formulário presente no impresso de atendimento (MFTRINI-AMP - Termo Ciência e Questionário).
- É obrigatória a solicitação médica para realização do exame.
- Este exame destina-se apenas a gestações de feto único espontânea ou de fertilização in vitro (FIV) (ovócitos próprios apenas). Esse teste também informa o sexo fetal. Caso NÃO deseje saber o sexo fetal, marque a opção no termo de consentimento (TCLE) e a informação não será revelada no laudo.
- Teste NÃO realizado para Gestações gemelares (2 ou mais fetos).
- Para gestações gemelares com óbito de um dos embriões/fetos, o teste NÃO pode ser realizado.
- A coleta pode ser feita a partir de dez semanas de gestação e não há limite de idade gestacional superior.
- Em todos os casos, é avaliado o risco fetal para síndrome de Down, Síndrome de Edwards e Síndrome de Patau e outras síndromes genéticas relacionadas a microdeleções, Síndrome da deleção 1p36, Síndrome de Cri-Du-Chat (microdeleção 5p15.2), Síndrome de Angelman (microdeleção 15q11.2), Síndrome de DiGeorge (microdeleção 22q11.2) e Síndrome de Prader-Willi.
- Também é avaliado alterações nos cromossomos 21 (síndrome de Down) , 13 (síndrome de Patau), 18 (síndrome de Edwards), nos sexuais (X e Y - síndrome de Turner, Kleinefelter, triplo X, e XYY).